FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL
Uma nova epidemia
Educação February 23, 2023

Uma nova epidemia

Certas imposições da sociedade remetem a milhares de anos. De lá até aqui, a sociedade segue com regras subentendidas já na tenra idade, como a proibição de gritar em ambientes externos, perambular nas avenidas e, claro, andar descalço fora de casa.


Todas essas imposições geram uma consequência. Especialmente no caso dos chinelos, meias e tênis, eles trabalham logo cedo para mudar a forma natural dos pés. Ou seja, os pés que a natureza desenha para serem livres e adaptáveis a todo tipo de terreno, veem-se presos, sem espaço e forçados a mudar.


Isso deu forma a uma parcela da população que optou por calçados supostamente modernos. Na prática, esses tênis mudam a sua pisada e resultam em corpos desalinhados, movimentos não naturais e muitas reclamações de dores.


Não é preciso ir longe para encontrar relatos nas redes sociais de jovens que reclamam de dores nos pés, joelhos, lombar, quadris, tornozelos etc. Esses comentários brincam e falam sobre o quão inesperado pode ser conviver com essas dores sem sequer estar próximo da terceira idade — a partir dos 60 anos.

 

 

Para além das piadas, essa epidemia de dores nos jovens está diretamente ligada com os calçados modernos.


Os tênis têm um toe box mais estreito, drop e amortecimento artificial. Todas essas mudanças mexem com o equilíbrio do corpo, afinal os pés são a base natural para que você ande, corra e salte.


O toe box, o “bico” do tênis, estreita os dedos, isto é, colocam o dedão mais ao lado dos demais dedos do pé. Isso impacta na distribuição do peso.


Já o drop mais alto altera a sola do do seu pé, enquanto o amortecimento quebra todo o equilíbrio para que o seu corpo fique em pé.


Felizmente, todas essas mudanças não são definitivas. Para pará-las e retomar a função natural dos pés, você deve devolver a liberdade aos pés. O movimento barefoot defende que calçados capazes de respeitar os pés e a FOT faz parte deste movimento!

 

Conte com a gente nessa,

 

Time FOT

Compartilhe:
  • SIGA-NOS NO INSTAGRAM

    @feetoftomorrow

    Faça parte da #ComunidadeBarefoot!

    BACK TO TOP