Educação

Democratização nas academias

Democratização nas academias

Democratização nas academias

Nos últimos anos, presenciamos dois fenômenos muito importantes: a democratização das academias e a hiperconectividade, sendo este último responsável por promover o fácil acesso aos mais variados tipos de conhecimento.

Hoje, sabe-se que as franquias são formas de levar um modelo de negócio funcional, atraente e rentável. Desde o novo milênio, ao ver alguma obra em esquinas ou avenidas mais movimentadas, uma das perguntas mais comuns é sobre “o que vai abrir!?”.

Entre tantas possibilidades, como redes de fast food, lojas de varejo, restaurantes e outros exemplos, há também as redes de academia. Graças a esse novo modelo de negócio, que traz excelentes benefícios aos usuários, o acesso se tornou ainda mais fácil.

Na prática, os valores costumam ser muito atraentes. Além disso, essa taxa quase simbólica permite utilizar não apenas todos os aparelhos, como também frequente academias da mesma rede, mas espalhadas em outras cidades e regiões.

Não há dúvidas que essa estratégia facilita e deverá ser uma das grandes responsáveis por promover uma rotina mais saudável. Contudo, há ressalvas.

Isso porque, durante o boom de academias novas com modelos operacionais baseados na força, a experiência se colocou de lado. Em paralelo a isso, houve um choque entre a democratização do conhecimento.

Com hiperconectividade, todo professor — ou pseudo instrutor — pode produzir um conteúdo para as redes sociais. Ou seja, antes poucos poderiam indicar exercícios, hoje qualquer um não apenas indica, como demonstra atividades para alunos ou seguidores.

Isso é um ponto de alerta para as academias.

Quando comparamos como as academias são montadas e como essas atividades são exercitadas, percebemos que a maioria das academias não consegue andar na mesma velocidade que o conhecimento.

Portanto, devemos agradecer e manter o fácil acesso às academias, mas ao mesmo tempo esses modelos operacionais precisam estar atentos aos novos conhecimentos, instruindo, ensinando e trazendo atividades que acompanham a ciência dos dias atuais, que são divulgadas quase que instantaneamente nas eras das redes sociais.

Continuar lendo

Um primeiro passo descalço para um 2023 feliz
Barefoot é pura ciência

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.