Educação

O poder da massagem: como movimentos simples curam dos pés à cabeça

O poder da massagem: como movimentos simples curam dos pés à cabeça

O poder da massagem: como movimentos simples curam dos pés à cabeça

Tempo de leitura: 3 minutos

Há boas práticas que você pode adotar e relaxar ainda mais os seus pés, sem precisar sair de casa e gastando pouco mais de dez minutos.

Em 2022, o grupo internacional de cientistas Steps for Health conduziu e publicou uma pesquisa sobre a quantidade de passos diários. Nisso, descobriu-se que a média diária de passos por dia entre pessoas mais ativas é de 10,9 mil.

Entre tantas idas e vindas, alongamentos, saltos e outros diferentes tipos de esforços, os pés pedem descanso. Então, afinal, como relaxar e proporcionar conforto à nossa base?

 

Conheça os movimentos:

É possível fazer massagens sozinho e reduzir a tensão, aliviar as dores e estimular os músculos com movimentos simples. Na prática, você só precisa sentar e pressionar os pés corretamente e ao menos duas vezes ao dia em períodos espaçados.

 

Já puxou os dedos dos pés? 

Por exemplo, o simples ato de puxar suavemente os dedos dos pés ajuda bastante. Com a sua mão do lado oposto ao pé (pé esquerdo, mão direita e vice-versa), segure o seu pé e com a outra mão livre, dê ligeiras puxadas nos dedos. Faça isso e repita entre 10 a 20 segundos por dedo do pé, e logo você ficará mais confortável.

 

Massageie a parte superior e inferior do pé

Outra possibilidade é massagear as partes superior e inferior do pé. Em ambos os casos, as massagens duram poucos minutos e aliviam a tensão para um conforto mais imediato.

Na parte superior, você precisa usar quatro dedos e massagear entre os ossos metatarsais, que ficam no "meio" do pé até os dedos dos pés. O procedimento precisa ser repetido por ao menos 1 minuto.

Já na parte inferior, o movimento é oposto, começando das articulações dos dedos até o antepé. Além dos polegares, você pode utilizar bolas pequenas desde que seja firme. Aqui, tente repetir os movimentos por 1 minuto a 90 segundos.

Descubra onde dói mais

Feitas as massagens acima, puxar os dedos e massagear as partes superior e inferior dos pés, certamente você encontra locais onde a dor está mais forte. Para seguir com a massagem, você pode utilizar o polegar para pressionar essas regiões com dores mais agudas.

Tente pressionar com força esses pontos doloridos e ao mesmo tempo posicionar os dedos do pé para cima e para baixo. Enquanto pressiona as áreas sensíveis, não repita os movimentos por mais de 3 minutos por pé.

Lembre-se de pressionar com um pouco de força.

 

Relaxe!

Por fim, para concluir a sua massagem no pé, basta relaxar os pés e dobrar os dedos dos pés em direção à parte superior e à sola. Não esqueça de ficar bastante relaxado e se possível fique sentado com as pernas cruzadas.

Crie esse hábito de movimentos simples e com toda certeza seus pés agradecerão no fim de cada dia!

 

Até a próxima! 

Time FOT

Continuar lendo

Breve guia para adaptação barefoot: a história de quem passou por isso
Após 60 minutos o treino é eficiente?

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.