Os saltos x saúde dos pés femininos
As convenções sociais definem o que é bom ou ruim para cada ocasião. Nisso, o salto surge como um sinônimo de glamour, beleza e empoderamento. Tanto que hoje é comum rasgar elogios às mulheres que usam salto e estimulá-las a continuar.
Essa cultura começa ainda na infância. Com filmes, novelas e séries, esse tipo de calçado aparece nos pés das mulheres mais fortes. Inclusive, não precisamos ir longe para encontrar modelos infantis, para que as jovens moças aprendam desde cedo a se equilibrar nos mais altos tamanhos.
O que ninguém comenta é o quão ruim isso pode ser.
Todo calçado mexe com a forma natural dos pés. Mesmo os menores drop do tênis — “salto” que fica logo abaixo do calcanhar — geram um impacto na distribuição da carga. Como consequência a longo prazo, as dores podem ser inevitáveis com uso prolongado.
Especialmente no caso dos saltos femininos, o drop é elevado ao máximo e aumenta a tensão dos músculos da panturrilha de tal jeito que as dores aparecem em pouco tempo de uso. Para piorar, a sociedade ainda menciona a “falta de costume” para justificar essa dor e reforçar a ideia de que em algum momento o incômodo passa.
Porém, a verdade é outra. Quando uma mulher utiliza o salto alto, os músculos sofrem com a tensão exagerada, mas não para apenas isso.
Os músculos da parte posterior do corpo sofrem com a nova tensão muscular, o centro de equilíbrio muda e impacta nas curvaturas da coluna, e a mecânica do corpo alterada cria mais pressão na patela — o ossinho do joelho.
Acima de tudo, vale destacar a mudança na distribuição do peso dos pés. Acostumado a dividir 50% do peso na parte da frente e 50% na parte de trás, a parte da frente do pé recebe uma carga fora do comum.
Nisso, você corre o risco de desabar o arco anterior do pé e sofrer com dores no joanete, que passa a assumir a carga mais alta do pé.
Há quem não use saltos de forma alguma, do mesmo modo existem mulheres que não participam de nenhuma festa sem esse tipo de calçado. Independente, algo é fato: as consequências de utilizar o salto precisam ser reveladas.
Sem isso, as mulheres não têm o direito de tomar a decisão por si sabendo de todas as consequências.
Time FOT
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.