Por que não impor nenhum salto alto?
Desde a tenra idade, o salto alto é apresentado como um calçado especial. Mais do que isso, um acessório indispensável para situações verdadeiramente importantes. No entanto, pouco se fala sobre o quão prejudicial ele pode ser.
Nas séries, filmes e livros, a elegância tem cores extravagantes e modernas, cabelos perfeitamente moldados e, claro, saltos excepcionalmente finos.
Mas por qual motivo os saltos podem cair em desuso nos próximos anos? É bem provável que o salto alto nunca caia em desuso. Apesar disso, ele pode perder a popularidade e se tornar um acessório ainda mais pontual nos anos que virão.
Isso provavelmente acontecerá por conta da popularidade dos calçados barefoot. Nos últimos anos, o movimento global barefoot tem destacado o quão prejudicial é manter pés presos e utilizar calçados a contragosto do próprio pé. Entre diferentes tipos de calçados, o salto alto aparece como o principal vilão.
Calçados tradicionais, embora tenham toe box apertada, solado duro, drop elevado, entre outros fatores, não fazem tão mal quanto os saltos. O mal à saúde do pé é tamanho que poucas mulheres utilizam os saltos com muita frequência.
Em resumo, todas as características negativas dos calçados tradicionais estão presentes nos saltos. Porém, eles surgem muito mais acentuados, gerando dores e incômodos em poucas horas de uso.
Entre todos os fatores negativos, o drop — distância entre o chão e o calcanhar — é o ponto que mais causa desconforto e prejudica a saúde dos pés.
Com o drop exageradamente elevado, você perde a sensação de equilíbrio, aumenta a pressão de todo o seu corpo e desregula o alinhamento entre base e tronco. Com um uso mais frequente, há diferentes riscos que podem surgir, como dores mais agudas, lesões e pés fracos.
Dito tudo isso, precisamos fazer uma provocação: e se nesses dias das mães você não usasse um calçado apertado e tão pouco um salto alto? Hoje, isso é possível com calçados barefoot!
Time FOT
Deixar comentário
Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.