Educação

Postura x pés saudáveis

Postura x pés saudáveis

Postura x pés saudáveis

“Tudo começa pela base” é um mantra que pode ser visto com frequência. Essa frase diz muito sobre a vida, inclusive as dores do nosso corpo.

Em um edifício, os alicerces dão sustento aos apartamentos, shoppings, cinemas, entre outros tantos exemplos. Na educação, uma educação de base permite que os jovens tenham os ensinamentos fundamentais para as profissões mais complexas. No corpo humano, os pés nos firmam no chão e distribuem por igual o peso do corpo.

Há uma relação pouco explorada sobre os pés e a nossa postura. Acontece que, de acordo com a sua pisada, você desnivela partes do corpo, como ombro, pelve, joelhos e tornozelos. Deste modo, a assimetria dos pés muda toda a dinâmica das regiões do tronco ou da cabeça. Às vezes, até de ambas as regiões ao mesmo tempo.

A partir disso, dores nas região da cabeça, do quadril, do joelho, dos tornozelos, da coluna vertebral e dos pés passam a ser mais frequentes. Tudo isso porque os pés, a base de todo corpo, ficam fracos.

Os pés são desenhados para manter o corpo firmado no chão, tendo o menor gasto da energia muscular possível. Com esse desenho único, a nossa base se adapta às irregularidades do terreno, absorve o impacto e impulsiona o corpo para caminhar, correr e saltar quando necessário.

Qualquer pé é capaz disso, desde que esteja saudável, isto é, em equilíbrio com o corpo.

O desequilíbrio surge e vira um problema quando há uma interferência nas funções naturais da nossa base, afetando a postura e gerando a assimetria nas regiões do corpo. Um tênis convencional, por exemplo, pode ter tantas superficialidades — amortecedores, toe box, solado grosso etc — que mudam a forma natural dos pés.

Isso os deixa fracos e irregulares, e afeta diretamente a postura.

Felizmente, é possível corrigir a postura por meio da adaptabilidade dos pés. Para isso, você deve entender a causa das mudanças da sua pisada e adotar uma rotina de liberdade aos pés, com tênis barefoot e exercícios de recuperação.

Após isso, a simetria e a boa postura do corpo são recuperadas graças à função natural dos pés!


 
Time FOT

Continuar lendo

Por que não impor nenhum salto alto?
Transição segura para corrida barefoot

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.