Educação

Transição segura para corrida barefoot

Transição segura para corrida barefoot

Transição segura para corrida barefoot

 

Desde pequenos, somos condicionados a espremer dedos, amortecer calcanhar e limitar os pés. Até a mudança enfim acontecer com os tênis barefoot, todo esse condicionamento acontece por longos anos e até mesmo décadas. Portanto, a nossa base passa a considerar que esta é a forma de caminhar e correr.

Ao mesmo tempo, muitos interessados em correr descalço ou com tênis minimalistas têm aumentado. Diferente do que acontecia anos antes, não é difícil encontrar opiniões e comentários favoráveis a correr descalços ou com tênis minimalistas. Porém, em paralelo a isso, também crescem os relatos sobre lesões e dores mais persistentes devido a falta de adaptação do corpo.

Acontece que a corrida barefoot precisa ter pés fortes. Caso tenha passado por um grande período condicionando e enfraquecendo os pés com tênis convencionais, a transição requer a sua atenção antes de começar a corrida descalço. Antes de mais nada, vale destacar o papel da progressão. Toda mudança abrupta gera um desgaste e no caso da corrida não há diferença.

Caso corra com frequência e utilize um calçado amortecido, por exemplo, a falta desse arrefecimento artificial gera um choque no corpo. Portanto, comece de modo progressivo, tendo em mente a adaptação da musculatura intrínseca dos pés. Para fazer isso, faça exercícios focados na mobilidade do tornozelo e da fáscia plantar.

Outro ponto que merece atenção diz respeito além da corrida. Para uma boa transição, os exercícios básicos de força e mobilidade com foco nos pés e tornozelos são muito bem vindos. Deste modo, você utiliza toda a planta do pé e o dedão, aperfeiçoando o equilíbrio.

Por fim, outra valiosa dica para a transição para a corrida barefoot é o uso de tênis minimalistas não apenas na hora de correr, mas em todos os dias.

Com isso, o corpo se adapta mais rapidamente e os meses até a alcançar o seu potencial passam mais rapidamente! Todo esse período leva bons meses e, caso não seja respeitado, o choque transitório tem maiores chances de acontecer. Isso leva a dores e lesões.

Em caso de dúvidas, é válido procurar por um preparador físico para auxiliá-lo.

 

TIME FOT

Continuar lendo

Postura x pés saudáveis
Liberdade é poder trabalhar com os pés livres

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.